"A economia que procuramos [...] que reconhece que o fluxo linear do dinheiro e das coisas é somente um fragmento da real economia mais ampla, incorporada na sociedade humana. [...] Mais fundamentalmente, tanto a economia quanto a sociedade estão incorporadas no restante da natureza. Sem ecossistemas intactos e os serviços que eles proporcionam, tanto a economia quanto a sociedade não durarão muito tempo". H. Lovins, D. Morton, R. Costanza, I. Kubiszewski. “Economy on the edge”. The Guardian Sustainable Business, 06/06/2014.
O ponto chave para podemos solucionar o dilema 'economia vs. meio ambiente' é a compreensão apropriada do conceito de sustentabilidade. O que realmente ele significa? É um conceito útil? Funciona na prática? Existe alguém (pessoa física, instituição) que consegue operacionalizá-lo? Com quais instrumentos? Qual o papel da sociedade?
O workshop tem como meta proporcionar uma visão teórica do significado de 'sustentabilidade', por intermédio da identificação de seus conceitos fundamentais. O estado da arte da sustentabilidade em termos práticos, também é examinado, por meio da análise de ferramentas, políticas, e resultados.
Abordagem
O workshop irá propor algumas etapas, tanto teóricas como práticas, que irão auxiliar na identificação de problemas relacionados aos "conflitos" entre a atividade humana e o meio ambiente, passará por estes problemas e procurando por soluções.
Os participantes serão convidados a conhecer a base física das atividades humanas e, em particular, do processo econômico. Isso implica na necessidade da complementação da linguagem tradicional (econômica) com outros símbolos e valores que serão usados na prática durante o workshop.
Objetivos Específicos
-
Esclarecer o conceito de sustentabilidade e seus pilares.
-
Identificar ferramentas e técnicas para a avaliação de sustentabilidade, gerenciamento de recursos e planejamento de atividades
-
Discutir os prós e contras da aplicabilidade prática de um novo paradigma
Programação
09:00 - 10:15 - A necessidade de sustentabilidade: introdução, definição e comunicação
10:15 - 10:35 - Coffee break
10:35 - 13:00 - Fundações biofísicas da sustentabilidade, des-sustentabilidade, os limites e limitações do planeta
13:00 - 14:00 - Almoço
14:00 - 15:00 - Sustentabilidade na prática: diagnósticos, ferramentas, propostas e perspesctivas
15:00 - 16:00 - Discussão Aberta: críticas, descrenças, impressões da experiência brasileira e perspectivas futuras. |