1st International Workshop | Advances in Cleaner Production

Relatório Técnico completo (em inglês) - [Clique aqui]

Resumo

Pesquisadores nacionais e internacionais discutiram, por três dias (21, 22 e 23 de novembro de 2007) na Universidade Paulista (Campus Indianópolis), O Papel da Produção Mais Limpa (P+L) no Desenvolvimento Sustentável das Sociedades Modernas durante o 1º Workshop Internacional sobre Avanços em Produção Mais Limpa.

O evento internacional foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Engenharia de Produção (PPGEP-UNIP) e contou com a parceria da Mesa-Redonda Paulista de P+L (fórum do qual fazem parte a CETESB, SABESP, FIESP, CIESP, SENAI e IPT entre outros), Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) e o Journal of Cleaner Production, que é a publicação científica mais importante na área.

A Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UNIP não mediu esforços para o êxito do Workshop Internacional, responsabilizando-se por toda a infra-estrutura. Contou-se com a presença de professores e alunos do Curso de Turismo que se integraram ao Comitê de Suporte do Workshop e do Coral da UNIP que se apresentou de forma magistral com temas populares brasileiros. Destaca-se entre os apoios recebidos, o auxílio financeiro e institucional da FAPESP, da FINEP, do CNPq, da SABESP e a Marinha do Brasil.

O balanço do Comitê Organizador é que o primeiro workshop internacional do gênero realizado no Brasil foi extremamente produtivo, atingindo plenamente seus sete objetivos.

(1) O objetivo de troca de informação acadêmica foi plenamente alcançado. Foi significativo o número de instituições acadêmicas participantes (111 Universidades e Centros Universitários) e foram apresentados setenta e cinco (75) trabalhos acadêmicos. A qualidade dos trabalhos apresentados resultou no convite, por parte do Journal of Cleaner Production (JCP), para a edição de um número especial do periódico contendo trabalhos apresentados no Workshop.

(2) As apresentações de recentes realizações em P+L foram feitas por um número significativo de empresas. Dezessete (17) casos de sucesso foram apresentados de forma oral e relatos em sessão plenária de doze (12) instituições também fizeram parte das atividades. O evento propiciou a aproximação do conhecimento acadêmico da experiência corporativa (63 empresas do setor industrial e 51 empresas do setor público enviaram participantes ao evento).

(3) O compartilhamento de conhecimento entre economias emergentes e mais desenvolvidas foi outro dos objetivos concretizados. Exemplo deste dialogo foi a participação dos conferencistas convidados: Donald Huisingh, editor-chefe do JCP e cientista sênior de desenvolvimento sustentável da Universidade do Tennessee (EUA); Jeffrey Burke, diretor-executivo do National Pollution Prevention Roundtable (NPPR) dos Estados Unidos; Pedro Uchoa George, professor da Universidade de Cienfuegos (Cuba); Gilberto Huet de Bacellar Sobrinho, assessor da Gerência de Meio Ambiente, Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil; Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas, presidente da ABEPRO e professor associado da Universidade Federal Fluminense e Fernando Cardozo Fernandes Rei, presidente da agência ambiental paulista, CETESB. O conferencista Fernando Rei recebeu uma homenagem, mediante um Certificado Oficial oferecida pela organização do evento, por sua contribuição à difusão do conceito de P+L no Brasil.

(4) A discussão de problemas comuns e encaminhamento de soluções em produção mais limpa foram extensivamente abordados nas sessões plenárias; apresentações orais, na oficina de trabalho e em reunião promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Na Oficina foram formados grupos de trabalho discutindo atitudes necessárias para contribuir com o Desenvolvimento Sustentável nas sociedades modernas. Esta atividade foi coordenada pelo editor-chefe do JCP e co-dirigido pelo diretor executivo da NPPR-EUA. Cinqüenta e nove (59) participantes da Oficina de Trabalho, provenientes dos mais diversos setores, foram convidados a refletir e responder às seguintes questões: (A) Qual é o significado de sociedade sustentável? (B) Quais são algumas das práticas da atual sociedade que precisam de mudanças? (C) O que pode ser feito para fazer progressos na direção de uma sociedade sustentável? e (D) Como pode ser medido o progresso na direção de uma sociedade sustentável? Que tipos de indicadores podem ser usados?

(5) O aumento do relacionamento internacional por meio dos contatos individuais e institucionais foi um objetivo alcançado. No evento houve solenidade de assinatura de convênio de cooperação entre a UNIP e a UCf (Universidade de Cienfuegos) de Cuba.

(6) A reunião dos participantes da Mesa Redonda Paulista de P+L e do MMA aconteceu em sessões específicas: no Fórum promovido pelo MMA, onde participaram doze (12) Fundações Estaduais do Meio Ambiente, e na Reunião de Trabalho, especialmente dirigida à Mesa Redonda Paulista de P+L, que foi coordenada pelo Diretor Executivo da NPPR dos EUA.

(7) O aprofundamento da discussão do fundamental tema do evento O Papel da Produção Mais Limpa no Desenvolvimento Sustentável das Sociedades Modernas foi linha mestre do evento.

organizado por

 

 
 

com a participação de